quinta-feira, 2 de junho de 2016

Boia de Compustível dos Carburadores - Como regular?

A boia de combustível é responsável por manter o nível na cuba do carburador, se estiver desregulada então pode aumentar o consumo ou causar falhas no funcionamento do motor.
Quando a boia é transparente ou oca então é fácil identificar se está no momento de trocar, pois basta agitar para verificar se há líquido internamente, ou seja se a boia está "encharcada".
Mas, se a boia for sólida então a única maneira de testar se a boia precisa ser substituída é através de seu peso. Ela fica mais pesada quando está "encharcada".
Há balanças específicas, de precisão, para pesagem de boia, como mostrado na figura abaixo:

Balança para pesagem da Boia do Carburador
A Boia, dependendo do modelo, pode ter de 6 a 13 gramas.

Dependendo do tipo do carburador, o peso da boia muda, conforme lista abaixo:

  • Carburador 30 PIC = 5,7 gramas
  • MiniProgressivo Weber 450 = de 11 a 13 gramas
  • Solex 32/35 DIDTA (do Miura) = 7,3 gramas

O correto nível de combustível na cuba do carburador resulta em baixo consumo e no bom funcionamento do motor.

Obs.: Além do peso da boia outro fator pode alterar o nível de combustível na cuba do carburador. Algumas boias possuem haste de metal, que é maleável. Ou seja, se entortar então o nível será alterado. Exemplo de boia com haste de metal:
Boia haste de metal: carburador 30 PIC.
Exemplo de gabarito para regulagem da boia do carburador:
Gabarito para regulagem da boia do carburador.


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